Criar um Site Grátis Fantástico
IDENTIFICAÇÃO
IDENTIFICAÇÃO

O ditado é velho e conhecido: ninguém é perfeito. Todos nós cometemos erros, temos problemas, preocupações, nos sentimos culpados, temos arrependimentos, sofremos. Essas sãoexperiências que não podem ser vendidas separadamente da vida.

O tempero da vida está justamente nos dramas pelos quais todos nós passamos, e a forma como superamos dificuldades e obstáculos.

O mesmo se aplica à vida do protagonista de uma história.

Um personagem perfeito, sem falhas de caráter, medos, angústias, pontos fracos e comportamentos contraditórios não é verossímil e não provoca identificação com os leitores, já que não há espaço para uma trajetória de transformação. Ainda que os desejos específicos do personagem não sejam iguais aos dos leitores, a identificação pode ocorrer em níveis mais profundos e simbólicos da experiência humana.

Conheça 9 formas de provocar identificação com o protagonista da sua história.

1. Desejo e Objetivo

Estabeleça com clareza qual o objeto de desejo ou objetivo do seu protagonista e o quão desesperadamente ele quer alcançar esse objetivo. Torne isso visível em todas suas ações. Seja o mais específico possível. Quanto mais pessoal o desejo, mais ele envolverá a imaginação do leitor. Se o objetivo do personagem é salvar o mundo de um ataque extra-terrestre, descubra qual o seu motivo pessoal para fazê-lo.

2. Falhas e Defeitos

Todos nós temos pontos fracos, dificuldades físicas, emocionais e/ou sociais. Temos uma tendência de simpatizar com pessoas mais frágeis ou em desvantagem, talvez porque todos já passamos por alguma situação onde nos sentimos assim. Essa posição de desvantagem abre a possibilidade de crescimento e aprendizado. Ganhe o apoio dos leitores na torcida pela superação das dificuldades do seu protagonista mostrando sua vulnerabilidade.

3. O que está em jogo

Assistir um jogo amistoso não tem a mesma emoção do que assistir uma final de campeonato. Jogar cartas por simples prazer não exige tanto foco ou envolve tanta ansiedade quanto jogar pordinheiro. Em qualquer decisão, sempre há algo em jogo. O que o protagonista tem a perder na busca de seu objetivo? O que acontecerá se ele não conseguir o que quer?

4. Diálogos e Ações

Há uma lacuna entre a descrição que se ouve de uma pessoa e nossa percepção quando a conhecemos pessoalmente. A melhor forma de se conhecer alguém é conversando e observando suas atitudes. Use diálogos e cenas de ação para revelar a personalidade do personagem. Faça cada ação mostrar algum aspecto de sua identidade.

5. Pressão e Tensão

Algumas pessoas mudam completamente quando estão sob pressão e isso revela muito a respeito de suas personalidades. Operar em modo de emergência exige uma série de habilidades e controle emocional que muitos não tem desenvolvidos. Coloque seu personagem em situações extremas e revele aspectos de sua personalidade através de suas reações. Mostre ao leitor as situações que o personagem está disposto a enfrentar para conquistar aquilo que quer.

6. Erros

Resolver o problema dos outros é bem mais fácil do que resolver os nossos. Sempre temos teorias milagrosas de como tirar um amigo de uma situação indesejada, mas quando o problema é nosso, muitas vezes não vemos solução. Isso acontece porque quando não temos envolvimento emocional direto com um problema, podemos ser mais objetivos e racionais em nossas avaliações. Crie tensão e conflito no enredo fazendo seu personagem tomar decisões erradas, ainda que seja óbvio para o leitor que outra decisão é mais sensata.

7. Fundo do Poço

Mesmo que muitos acreditem que não há nada tão ruim que não possa piorar, há momentos em que se chega em um ponto onde as estruturas físicas e psíquicas estão prestes a explodir. Esse ponto é extremamente pessoal e cruzar esse limite é quase inimaginável. Coloque o protagonista nessa situação, ajude-o a se recompor ou termine a história por aqui mostrando ao leitor as causas e consequências de seu fracasso.

8. Progresso

Não queremos ver o protagonista fracassando o tempo todo. É preciso dar ao leitor um senso de progressão ao longo do enredo. Mostre as pequenas conquistas do personagem e como elas o aproximam cada vez mais daquilo que ele quer.

9. Ilusão

Duas emoções importantes usadas em histórias são frustração e recompensa. O leitor quer suas expectativas correspondidas, mas ele não espera receber nada de mão beijada. Ele está disposto a sofrer com o personagem contanto que se sinta recompensado de alguma forma no final da narrativa. Deixe seu protagonista chegar bem perto ou mesmo conquistar aquilo que quer por um período de tempo limitado e, na sequência, deixe escapar de suas mãos ou frustre suas expectativas quanto aos resultados alcançados.

Independente do desenvolvimento do seu protagonista em um personagem complexo ao longo da narrativa, é preciso fazer com que o leitor se interesse pela história já nos primeiros parágrafos. Eles são vitais no processo de decisão de leitura do texto completo. Leia sobre como captar a atenção do leitor já nas primeiras linhas.

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese




ONLINE
2


Partilhe esta Página

ESCREVO O QUE PENSO

E SÓ PENSO EM VOCÊ!




Total de visitas: 33225